"/> 7º Encontro anual dos Agrupamentos Gestores das Carnes de Bovinos com DOP - Carne Marinhoa
Top
Featured Post
30 Nov

7º Encontro anual dos Agrupamentos Gestores das Carnes de Bovinos com DOP

Decorreu em Aveiro, no passado dia 25, o 7º Encontro Anual de Agrupamentos Gestores das Carnes de Bovinos com DOP. Este ano coube à Carne Marinhoa ser a anfitriã e receber as suas congéneres.

A manhã iniciou-se com uma receção na sua sede em Verdemilho, onde tiveram a oportunidade de conhecer o enquadramento histórico da associação e a evolução das várias atividades desenvolvidas, nomeadamente no que respeita ao Livro Genealógico da Raça Marinhoa e à comercialização da sua Carne.

Seguiu-se uma visita ao Centro de Colheita de Sémen da LUSOGENES, que se disponibilizou para acolher os participantes. O Centro dispõe de uma sala de observações a partir da qual foi possível assistir aos trabalhos e ouvir as explicações sobre o processo: da preparação dos animais à colheita de sémen, passando pelo seu processamento e preparação para a comercialização.

Hora de almoço. Todos a bordo!

Seguiu-se um passeio de lancha pela Ria de Aveiro. O percurso levou-nos até à foz do Rio Novo do Príncipe, regressando em direcção ao Cais dos Bacalhoeiros, pelas antigas salinas de Aveiro. Foram 3 horas de belíssimas paisagens, troca de impressões e conhecimentos, bem acompanhadas por refeição servida a bordo.

De regresso ao trabalho, os participantes visitaram um núcleo de produção de animais da Raça Marinhoa, situado em Coimbra. A visita permitiu a troca de ideias sobre questões técnicas ligadas ao maneio e acabamento dos animais, passando pelo melhoramento genético e a evolução que se expecta para as Raças Autóctones nacionais.

Fazendo jus à Medalha de Ouro alcançada na edição deste ano do Concurso de Carnes Qualificadas, o dia terminou à volta da mesa e da sempre apreciada Carne Marinhoa DOP. A degustação decorreu no restaurante do nosso promotor, Sr. Luís Temudo e permitiu uma confraternização e fortalecimento das relações entre os Agrupamentos.

Foi com grande prazer que a Marinhoa recebeu todos aqueles que honrosamente aceitaram o nosso convite, agradecendo o facto de nos terem acompanhado num dia tão agradável.

A EABL agradece a todos quantos colaboraram para tornar possível a realização deste Encontro, nomeadamente à Câmara Municipal de Aveiro, ao Turismo Centro de Portugal, à LUSOGENES e a todos os colaboradores que afincadamente se empenharam para o sucesso deste evento.

Partilhar