FICHA DE PROJETO: MARINHOA DOP (Projeto N.º PDR2020-10.2.1.5-FEADER-059393)
PROJETO Nº 59393
DESIGNAÇÃO DO PROJETO: Marinhoa DOP
APOIO NO ÂMBITO DO SISTEMA DE INCENTIVOS: PDR2020/LEADER – Medida 10.2.1.5
INTERVENÇÃO:
Promoção de produtos de qualidade locais
ENTIDADE BENEFICIÁRIA:
ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESTAÇÃO DE APOIO À BONIVICULTURA LEITEIRA – EABL
DATA DE APROVAÇÃO: 17-03-2021
DATA DE INÍCIO: 11-10-2019
DATA DE CONCLUSÃO: 27-12-2023
Desenvolvimento de plano de marketing para definição de posicionamento do produto no mercado nacional e respetiva estratégia de promoção comercial
Desenvolvimento de website, com módulo de e-commerce
Participação em 3 feiras de relevância no setor agroalimentar, com um horizonte departicipação global de 10 dias de exposição – ALIMENTARIA & HOREXPO; EXPOALIMENTA; SISAB.
Participação itinerante em 8 eventos com relevante projeção mediática, num conceito de presença “dia único” em espaço “pop-up”
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 147.331,12 EUR
APOIO FINANCEIRA DA UE 103.131,77 EUR
CONTRAPARTIDA PRIVADA 44.199,35 EUR
APOIO UE: 70%
COMPARTICIPAÇÃO PRIVADA: 30%
O projeto Marinhoa DOP visa apoiar o desenvolvimento de estratégias comerciais e de promoção que permitam incentivar o consumo de produtos abrangidos por regimes de qualidade e promover a diferenciação e o posicionamento da carne bovina marinhoa no mercado pela qualidade.
Tem como objetivos operacionais os seguintes: (O1.) Promover a autenticidade e diferenciação de um produto e espécie tradicionalmente portugueses – Raça Marinhoa (O2.) Conceber uma estratégia promocional que valorize um produto que é diferenciado e de valor acrescentado, ajustado a nichos de mercado com necessidades nutricionais específicas e com embalagens mais convenientes (O3.) Promover a oferta de carne por via de atributos de sustentabilidade (origem, regime de produção extensivo, pegada de carbono) (O4.) Desenvolver uma estratégia promocional e comercial que assegure um posicionamento nas categorias premium, singularidade, natural e autenticidade (O5.) Delinear ações sob a marca Marinhoa DOP para diferenciar o produto a partir dos seus atributos mais distintivos – a natureza, o elevado valor ambiental, a diversidade e exclusividade natural –, para garantir uma fidelização junto dos consumidores, tendo em vista induzir valor acrescentado à carne marinhoa e fomentar a base económica (O6.) Demonstrar presencialmente em eventos de relevância e projeção nacional e internacional a qualidade da carne marinhoa a potenciais clientes e parceiros comerciais e promocionais, mediante provas de degustação/showcooking (O7.) Capacitação da EABL para as melhores práticas em matéria de promoção e comercialização (O8.) Reorganizar o modelo de negócio na vertente comercial, mediante desenvolvimento de plataforma de exportação e-commerce (O9.) Promover sinergias e estabelecer parcerias intra-sectoriais no que respeita à abordagem comercial.